Saiba mais sobre Shampoo
Produto desenvolvido apenas para higienizar fios e couro cabeludo, sua finalidade é lavar e auxiliar em tratamentos de química e hidratação, não possuindo nenhuma outra função, ele não hidrata, não reconstrói, e raramente causa danos ao fio e couro cabeludo.
Existem várias marcas no mercado cada uma com uma característica peculiar, porém o consumidor deverá analisar as suas necessidades na hora da escolha.

§ Cloreto de sódio – o tão famoso e temido sal, o mesmo sal de cozinha, porém sem o iodo, que é usado para encorpar o produto e ajudar na higienização, em shampoo sem sal é substituído pelo lauril que também é um tipo de sal.
§ Lauril – sulfato de sódio, usado em todos os produtos de higiene pessoal, é uma substância solúvel tem ação detergente e emulsificante, também é usado em detergentes de uso doméstico. Embora existam rumores sobre ser cancerígeno até hoje nunca houve casos de danos ao individuo, não tem efeito acumulativo, fazendo apenas a higienização dos fios e couro cabeludo.
§ Conservante - Formaldeído 0,02% (liberado pela ANVISA) ajuda a evitar a contaminação do produto por fungos e bactérias.
Encontramos no mercado shampoo para todos os tipos de cabelos, cabelos com coloração, relaxamente, oleoso, seco e assim por diante. Portanto aqui vão algumas dicas, para não ter dúvidas na hora da compra.

1. O pH do shampoo
pH (potencial de hidrogênio iônico), índice que indica acidez, neutralidade e alcalinidade de um meio qualquer. Seus valores variam de 0 a 14.
pH 0 a 7 | pH 7 | pH 7 a 14 |
ph ácido shampoo usados para neutralizar químicas de 3,0 a 4,5, pós-química entre 4,5 e 5,0 e os hidratantes variam de 4,0 a 6,0. | pH neutro Shampoo infantil e neutro, ideal para todo tipo do cabelo. | ph alcalino Abre à cutícula dos fios facilitando ação de agentes reconstrutores, pH entre 6,0 e 8,0, são usados para limpeza profunda. |
Os condicionadores e mascaras hidratante geralmente possuem pH ácido, os relaxamentos e outras químicas pH alcalino exceto a água oxigenada que é usada em coloração para ajudar na abertura e fechamento de cutícula seu pH varia de 2,5 a 4,0.
Nossa pele, unha e cabelo possuem pH ligeiramente ácido, em torno de 5,5 por isso devemos usar produtos neutros.
2. O tipo de cabelo
Para quem usa coloração, o shampoo deve ser neutro, ou seja, de pH neutro, não abre tanto a cutícula e mantém o brilho e pigmentação dos fios.
Para cabelos quimicamente tratados deve ser usado um shampoo neutro ou mais próximo da neutralidade, para não agredir os fios que já estão sensíveis por conta do tratamento químico.
Se reconstruir ou hidratar profundamente os fios é bom utilizar um shampoo de limpeza profunda principalmente se costuma usar umidificadores. Utilizado também para antes da escova progressiva.
Obs.: Esse tipo de shampoo só deve ser usado em tratamentos. Após a escova progressiva o shampoo deve ser neutro por se tratar de um tratamento que deposita substancias nos fios.
· O pH varia de acordo com cada fabricante, por isso, antes de decidir sobre sua compra procure ler a composição de cada produto.
· O sal e lauril estão presentes em todos os shampoo, em alguns casos apenas o lauril, porém, esses não influenciam tanto e sim o pH é quem deve ser levado em consideração.
· Esqueça fofocas e mitos sobre substancias e produtos, sempre procure a opinião de um profissional de sua confiança e na dúvida pesquise sobre o assunto.
· Esqueça modismo e sugestões de pessoas que não tem qualificação profissional.
· Procure comprar sempre o condicionador e mascara da mesma marca dos shampoo, pois, eles são testados para serem usados em conjunto.
Desejo boas compras, e façam uma ótima escolha.