quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Conhecendo a Pele

A pele é o maior órgão do corpo humano e também um dos mais importantes, representa quase 15% do nosso peso e desempenha as seguintes funções:

  • Regula a perda de água do organismo;
  •   Funciona como isolante térmico preservando a temperatura corporal;
  •  Age como uma barreira contra agressões externas;
  •   Participa do reconhecimento (calor, tacto, dor...) do ambiente que a cerca através de terminações nervosas      sensitivas;
  • Reserva de nutriente e de Vitamina D.
Possui 3 camadas: epiderme, derme e hipoderme e anexo à ela existem vários órgãos como: glândulas sabáceas e sudoríparas, pêlos e unhas.
A pele é praticamente idêntica em todas as raças humanas. No individuo de pele escura, os melanocítos produzem mais melaninas (quem confere pigmentação e proteção contra os raios solares}, do que naqueles de pele clara, porém o seu número é semelhante.

A epiderme é a camada mais externa, composta por tecido epitelial e cinco  camadas entre elas uma camada córnea rica em queratina,  a epiderme não possui vascularização, sendo responsável pela  proteção do organismo por estar diretamente em contato com o meio ambiente.

A derme é a camada mediana, formada de tecido conjuntivo e é ricamente vascularizada, constituído de tecidos fibrilar como colágeno e elastina que lhe confere elasticidade, na derme já estão presente, glândulas sudoriparas e sebácea e folículo piloso, além  de nervos e órgãos sensoriais a eles associados.

A hipoderme já não faz parte da pele, essa é uma camada mais interna que é substituída de tecido adiposo que protege contra frio.
Funções: reservatório energético; isolante térmico; modela superfície corporal; absorção de choque e fixação dos órgãos.

Tipos de Pele
  • Pele eudérmica (normal): tem superfície lisa, flexível, lubrificante e umedecida. É aquela onde ocorre um equilíbrio entre o conteúdo hídrico e o conteúdo graxo.
  • Pele graxa (oleosa): também  conhecida como pele lipídica,  emulsão tipo A/O. Aumento de secreção sebácea.
  • Pele alípica (seca): secreção sebácea insuficiente e secreção hídrica normal.
  • Pele desidratada: caracterizada pela diminuição hídrica normal e secreção sebácea normal.
  • Pele hidratada: aumento de teor hídrico. Hiperidrose.
  • Pele mista: ocorrência de pele graxa na zona central do rosto e pele alípica nas bochechas.
Algumas das principais doenças de pele:
  • Acne - inflamação dos folículos pilosos causada pela bactéria Propionibacterium acnes. A maioria das pessoas costumam espremer as pústulas, por se tratar de uma infecção bacteriana, o local deve ser isolado de outras áreas pois, sua superfície é de fácil contaminação.
  • Alopécia - redução parcial ou total de pêlos ou cabelos em uma determinada área de pele. A maioria dos casos vem de histórico familiar mas pode ocorrer também por distúrbios hormonais causados por estresse.
  • Celulite - alteração do tecido subcutâneo e gorduroso da pele causando irregularidades na superfície. Nesse caso uma boa opção de tratamento é a drenagem linfática.
  • Dermatite Seborreica - doença inflamatória da pele com etiologia auto-imune.
  • Ictiose - doença genética com formação de pseudo-escamas na pele.
  • Melanoma Maligno - tumor dos melanócitos da pele.O excesso de  exposição ao sol é uma das principais causas.
  • Melasma - escurecimento da pele devido a hormonios femininos que ocorre sobretudo na gravidez.
  • Psoríase - doença auto-imune da pele, aspecto de intensa descamação. A maioria das pessoas portadoras dessa doença tem histórico familiar ou é de fundo emocional, nesse caso, não é transmitida, porém devemos ter cuidados, principalmente uma boa higiene.
  • Tinha - infecção cutânea com fungos. 
  • Tumores da Pele - outras neoplasias comuns da pele, como nevos (pontos negros - benigno) e carcinomas epidermóides ou basalóides.

Um comentário:

  1. SEGURANÇA DE BELEZA FEMININA

    A QUALQUER MOMENTO E EM QUALQUER COMPROMISSO SOCIAL

    As AMPOLAS LIFTING COUP d´ECLAT do laboratório asepta DA FRANÇA amenizam as rugas de expressão , diminuem o cansaço do rosto e podem ser misturadas à base de maquiagem por serem incolores .

    Não irritam a pele e são ate indicadas por dermatologistas para as rugas de expressão

    O LABORATÓRIO ASEPTA FOI O INVENTOR DO LIFTING INSTANTÂNEO E É ATE HOJE O MAIOR PRODUTOR MUNDIAL DESSAS AMPOLAS

    ESTUDOS DE EFICACIA MENSURAVEL:

    3 MINUTOS após a aplicação as diminuições da amplitude do relevo e do relevo médio de 6% são observadas em 59 e 65% dos voluntários.

    4 HORAS após a aplicação do produto, a diminuição de – 10% da rugosidade assim como as diminuições significativas de -15% da amplitude do relevo e do relevo médio nos permitem concluirmos num efeito tensor significativo 4 horas após a aplicação.

    8 HORAS após a aplicação, a diminuição de -9% da rugosidade assim como as diminuições significativas de -14% da amplitude do relevo e de – 12% do relevo médio nos permitem concluirmos num efeito tensor significativo 8 horas após a aplicação do produto.

    O produto tem permitido melhorar significativamente a qualidade da duração da base de maquilagem ate 8 horas após a sua aplicação: respectivamente, ρ=0,023 após 2 horas, ρ= 0,011 após 4 horas e ρ=0,007 após 8 horas.

    consulte os sites ( são sites técnicos e não de venda):

    www.asepta.com ( da França )
    www.asepta.com.br ( no Brasil )

    a Época Cosméticos no Rio, Farmácia Iguatemi em São Paulo e outros têm esses produtos à venda inclusive pela internet. (dermexpress, pharmaweb,dermatan, saisdaterra,... )


    TER AMPOLAS LIFTING COUP D´ÉCLAT NA BOLSA ASSEGURA A MULHER SEMPRE ESTAR PRONTA PARA ATENDER ADEQUADAMENTE QUALQUER COMPROMISSO EMERGENCIAL INADIAVEL

    ResponderExcluir