segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Coloração

Coloração é o tratamento que toda cliente insiste em dar seu toque especial em casa, por isso aqui estão algumas informações para não atrapalhar o trabalho do seu profissional no salão.
Uma dica para essas clientes, sempre que for aplicar uma tinta ou qualquer química, o ideal mesmo é ter a avaliação do profissional de beleza, ele saberá analisar cor natural, porosidade, concentração de branco, fundo de clareamento, entre outras coisas.
- O fundo de clareamento é  a cor (pigmento)  para qual o seu cabelo desbota (clarea).
- Quando os fios perdem a melanina eles tornam-se impermeáveis o que dificulta  a absorção do pigmento, isso pode ocorrer por diversos fatores: idade, hereditariedade, distúrbios, etc...
O profissional também poderá ajudar na escolha da cor levando em consideração o biótipo, gosto e personalidade da cliente.
Nosso cabelo possui uma escala natural de tons.

1.0   Preto Azulado
2.0    Preto
3.0   Castanho escuro
4.0   Castanho médio
5.0   Castanho claro
6.0    Louro escuro
7.0    Louro natural
8.0    Louro claro
9.0    Louro ultra claro
10.0  Louro claríssimo
Azul
Azul violeta
Violeta
Vermelho escuro
Vermelho
Vermelho alaranjado
Laranja
Amarelo alaranjado
Amarelo
Amarelo claro

















A tabela da direita indica o fundo de clareamento de cada tom e, para escolher a cor desejada devemos levar em consideração essas duas tabelas.
Após a escolha da cor preparar o cabelo para a aplicação.
Devemos preparar a coloração no momento de começar a aplicar pois o processo de oxidação da tinta tem que começar já nos fios, por isso não deve haver demora na aplicação ou o resultado será comprometido.
O início da aplicação vai depender da analise do cabelo. Ex.: Se houver uma concentração de branco num determinado local, a aplicação deverá começar desse local, no caso de clareamento sempre começar da nuca, por ser a área mais fria, no retoque de raiz, começar pela área virgem e após os últimos 5 minutos puxar para o comprimento dos cabelos, se for tons louros não deve ser puxados pois, o processo de clareamento abre as cutículas dos fios retirando o pigmento e essas podem permanecer abertas por causa do deposito constante de tinta.
O tempo de pausa do fabricante tem que ser respeitado: geralmente para coloração permanente o tempo é de 40 a 45 minutos: Os 10m primeiros  a cutícula está sendo aberta, de 20 a 30m introdução de pigmento e a partir de 30m fechamento de cutícula, ou seja, fixação da coloração, não podendo ser retirada antes dos 45 minutos, também não pode ultrapassar esse período para não danificar os cabelos.
Após o tempo de pausa, enxaguar o cabelo com bastante água e utilizar um condicionador, não é necessário usar shampoo pois, a maioria das colorações já vem com propriedades higienizantes.
Obs.: Evite hidratar o cabelo no mesmo dia da coloração pois, a depender do tipo pode desbotar;
Os tons muito vermelho precisa de descoloração, no caso do seu tom natural for escuro, e deve utilizar um pigmento especial que intesifica a cor.
Evitar lavar todos os dias pois geralmente os tons vermelhos desbotam com facilidade.

Muito cuidado com o manuseio de químicas, um erro, e você pode ter problemas em reverter seu efeito.
Espero que gostem das informações e até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário