sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Como aplicar uma química nos cabelos

Antes de começar qualquer tratamento químico, a pessoa deve procurar conhecer melhor o cabelo, que tipo de produto é usado no dia a dia, pois este influenciará  bastante, qual o tipo de cabelo, se é alérgica a alguma química, qual a química mais apropriada para seu tipo de cabelo, qual o efeito desejado. E,  após a escolha da química,  fazer o teste de toque e mechas.
O teste de toque é muito simples, espalhe uma pequena porção do produto em alguma parte sensível do corpo (pulsos, nuca, etc...). Lembrar que no caso do Hidróxido de Guanidina, o líquido deve ser misturado na proporção exigida pelo fabricante, para o teste tem que ser misturado apenas a quantidade a ser usada, pois em caso de sobra o produto deverá ser dispensado, em alguns casos até pode ser colocado sob refrigeração por até 24h, porém o efeito pode não ser tão eficaz. A química deverá ficar na pele até o dia seguinte, alguns casos de alergia o efeito será imediato, sendo assim, suspenda o uso, se não apresentar vermelhidão no local o produto poderá ser usado com segurança.
O teste de mechas é mais trabalhoso: Deve separar uma pequena mecha no topo da cabeça (por ser a área mais quente e afetada pelas agressões químicas e naturais), plicar uma pequena porção do produto na mecha sem deixar que toque no couro cabeludo, (1 cm), e verificar a cada 5 minutos, passando os dedos ao longo dos fios com a intensão de alisar e verificar a elasticidade dos mesmos, prestar atenção se não está emburraxando, se estiver lavar imediatamente. Esse teste serve para saber qual o tempo  de pausa o cabelo precisará para ser alisado e se ele irá resistir ao tratamento. O tempo máximo de duração da química no cabelo é 22 minutos para os hidróxidos e  de 25 a 30 minutos para  tioglicolato de amônio, isso irá depender da elasticidade dos fios. Lavar a mecha com bastante água, para retirar a química (água morna), depois proteger a mecha com uma cera e preparar o cabelo para a aplicação do produto.
Lembrar de fazer o teste de toque um dia antes do de mechas.
Fazer a divisão antes de preparar o produto, começar a aplicação pela nuca, respeitando 1 cm de distância do couro cabeludo. A nuca é o local mais frio da nossa cabeça por isso faz com que  a química tenha um efeito mais lento.
Essa aplicação tem que ser rápida de preferência que não ultrapasse os 10 minutos, pois o primeiro lugar que foi aplicado já terá reagido. Após a aplicação cronometrar o tempo de pausa nos fios, trabalhar as mechas no sentido da raiz para as pontas com um pente estreito e os dedos, não aplicar nas pontas, só quando for retirar o produto, no caso do cabelo ainda ser virgem. Você pode deixar o cabelo descançar depois de ter aplicado e alisado até o tempo final ou pode continuar trabalhando o fio, para que tenha um liso mais intenso. Após o tempo de pausa, enxaguar o cabelo com bastante água por 20 minutos, a água tem que ser morna para não haver choque térmico.
Obs.:  A aplicação da química faz com que o fio tenha um aumento de temperatura, o choque pode causar o fechamento das cutículas antes que todo resíduo seja eliminado, causando posteriormente, a quebra dos mesmos.
A neutralização dos hidróxidos é feita com a própria água, após a retirada da química usar um shampoo indicador, indicado pelo próprio fabricante (a espuma sairá rosa se ainda houver química nos fios).
No caso do Tioglicolato de Amônio, será usado um neutralizante também indicado pelo fabricante, o excesso de água deverá ser retirado do cabelo e logo após aplicar o produto deixando descansar por 15 ou 20 minutos de acordo com a indicação do fabricante. Após o tempo de descanso, enxaguar com bastante água e hidratar com um bom creme.
A manutenção deverá ser feita com shampoo e condicionador sem sal de preferência a mesma marca da química, um leave-in com protetor solar para evitar o clareamento dos fios e hidratar uma vez por semana.
Após a aplicação da química ao lavar os cabelos não deve ser feito movimentos circulares para não quebrar os fios.

Nota importante:

- O cabelo quimicamente tratado, mesmo sendo hidratado precisa de cuidados especiais, deve ser feito reconstrução pelo menos uma vez por mês, esse tratamento só poderá ser feito com um profissional da área pois, ele saberá avaliar e indicar o produto adequado para a sua necessidade.
- A aplicação da química também deverá ser feita por um profissional, o mesmo poderá indicar a marca adequada para seu tipo de cabelo.
- É importante ter conhecimento de química, o modo de usar e principalmente manutenção para o caso da falta ou mudança do profissional de sua confiança, para que você possa até mesmo instruir um novo para o tratamento dos seus cabelos.
- Se você não levar a química para o salão procure saber do profissional qual a composição da  que
ele está usando pois, numa falta do mesmo, você não ficará perdida, sem saber o que foi usado.
- É importante que você tenha conhecimento de como tratar seu cabelo mas, nunca deixe de visitar um profissional pois, ele sempre terá boas dicas de produtos e novas tendências por estar participando sempre de cursos, treinamentos, feiras, etc...

Obrigada pela atenção.
Até as próximas dicas.

2 comentários:

  1. gostei .... vem cá vc voltou a trabalhar com cabelo novamente ?? Você está em salão ou em casa?
    bjos,
    Karine

    ResponderExcluir
  2. Não estou trabalhando nessa área mas, acho um desperdício guardar todo meu conhecimento nessa área só para mim, então resolvi criar esse blog e dar uma força às mulheres que adoram se embelezar.
    Adorei a sua visita.
    Bjs.

    ResponderExcluir